REGULAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DA WHATSAPP BUSINESS SOLUTIONS
A CONTRATANTE declara-se ciente, desde já, que para que o objeto do Contrato a ser firmado seja possível, é necessário que esta tenha ciência e submeta-se aos Termos e Condições que regem o processo de integração com a WhatsApp Business Solution a seguir apresentadas.
Inicialmente, é importante esclarecer que a WhatsApp Business Solution é uma ferramenta que viabiliza um canal de comunicação entre empresas e usuários do aplicativo WhatsApp, de propriedade e gerenciamento da Meta. Assim, a utilização da solução pela CONTRATANTE não confere qualquer direito de propriedade intelectual sobre a WhatsApp Business Solution.
01) Conceitos Fundamentais
i. Business Service Provider (ou “BSP”): É a qualidade e designação da Parceira BSP da CONTRATADA como prestadora oficial e homologada de acesso ao canal WhatsApp Business;
ii. WhatsApp Business Account (ou “WABA”): Acesso credenciado e homologado para a solução corporativa de comunicação do WhatsApp mantida pela Meta. Com este acesso é criada uma conta para que o usuário/titular possa através dela receber e enviar mensagens.
iii. Parceira BSP: Para os fins a serem alcançados neste contrato, a empresa Parceira BSP da SmartTalks.ai é a 360dialog GmbH, que é o provedor oficial e gestor de acesso ao canal WhatsApp Business, homologado e autorizado pela Meta, e, portanto, reconhecido como Business Service Provider (“BSP”) ou Integrador.
iv. Titular da WABA: É a empresa CONTRATANTE, desde que seja uma pessoa jurídica previamente validada e autorizada pela Meta a utilizar o canal WhatsApp Business para se comunicar com seus Destinatários finais.
- BSP: Prestadora oficial e homologada da CONTRATADA (360dialog GmbH).
- WABA: Conta empresarial credenciada e homologada pela Meta.
- Parceira BSP: 360dialog GmbH, homologada pela Meta.
- Titular da WABA: CONTRATANTE, pessoa jurídica validada.
02) Políticas da Meta
Além das previsões contidas no Contrato principal, a CONTRATANTE submete-se aos termos e condições contidos nos documentos elaborados pela Meta e listados abaixo.
Destaca-se que a Meta poderá atualizar, unilateralmente e independentemente de aviso prévio, qualquer um dos documentos que tratam do uso do WhatsApp Business Solution, especialmente aqueles relacionados acima, e que, para continuação do uso da solução, a CONTRATANTE deverá acatar e seguir eventuais novas condições, obrigações ou diretrizes.
03) Políticas da Parceira BSP
Além das previsões contidas neste Contrato, a CONTRATANTE submete-se aos termos e condições contidos nos documentos elaborados pela 360 Dialog e listados abaixo.
Destaca-se que a 360 Dialog poderá atualizar, unilateralmente e independentemente de aviso prévio, qualquer um dos documentos que tratam dos serviços prestados, especialmente aqueles relacionados acima, e que, para continuação do uso da solução, a CONTRATANTE deverá acatar e seguir eventuais novas condições, obrigações ou diretrizes.
04) Obrigações da CONTRATANTE
A CONTRATANTE deverá observar as seguintes ações durante a vigência do presente Contrato:
- Zelar pelos dados de login de usuário(s) cadastrados para utilização do software da solução, abstendo-se de revelar, duplicar, reproduzir ou distribuir tais dados de acesso.
- Indicar ao menos 1 (um) administrador de sistema ativo durante toda a configuração da WABA, responsável por gerenciar a instância do WhatsApp Business Client.
- Apresentar os logotipos do WhatsApp, no todo ou em parte, sempre inalterados, sem combinação com outros logotipos, nomes de empresa, marcas ou termos genéricos.
- Apresentar o nome “WhatsApp” como uma palavra única, sem modificações ou abreviaturas, mantendo as letras “W” e “A” em maiúsculas.
- Seguir a identidade visual do WhatsApp.
- Seguir as diretrizes de marca presentes no documento Brand Guidelines ao utilizar o logotipo do WhatsApp.
- Obter autorização formal (OPT-IN) dos destinatários antes de enviar mensagens via WhatsApp Business Solution.
- Oferecer opção de cancelamento (OPT-OUT) aos destinatários e respeitar todas as solicitações para interromper comunicações pelo WhatsApp.
- Utilizar modelos de mensagens aprovados e conforme as diretrizes e políticas da solução.
- Manter uma Política de Privacidade vigente e em conformidade com a legislação aplicável.
- Usar um número de telefone de propriedade do contratante, capaz de receber SMS ou ligações para o registro.
- Após o registro na API, o número não poderá ser usado no app WhatsApp Business nem no WhatsApp convencional. O upgrade é permitido; o downgrade, não.
- Respeitar as diretrizes de imagem, marca e confidencialidade estabelecidas pelo Facebook.
- Manter infraestrutura, servidores e equipamentos necessários ao funcionamento da solução.
- Nomear um administrador responsável pela conta.
- Respeitar diretrizes de marca e uso do nome WhatsApp.
- Obter consentimento prévio (OPT-IN) e oferecer opção de cancelamento (OPT-OUT).
- Utilizar templates aprovados.
- Manter política de privacidade válida.
- Usar número de telefone válido e exclusivo para API.
05) Condutas Proibidas
O que a CONTRATANTE NÃO poderá fazer enquanto utilizar a WhatsApp Business Solution? A CONTRATANTE deverá não está autorizada a realizar, durante a vigência do presente Contrato, as seguintes ações:
-
Utilizar dados obtidos da WhatsApp Business Solution para:
- Rastrear, construir ou aumentar perfis de destinatários individuais do WhatsApp, exceto quando se tratam de dados obtidos a partir do conteúdo de suas próprias conversas;
- Tratar tais dados junto a terceiros, ainda que de forma anonimizada, agregada ou derivada;
- Redirecionar os serviços da Meta e WhatsApp, usar piggyback ou redirecionamentos;
- Combinar esses dados com quaisquer outras fontes de dados de terceiros.
- Utilizar os dados dos Destinatários contatados para fim diverso daquele necessário e justificado para dar suporte aos tipos de mensagem (conteúdo) trafegada.
- Enviar mensagens a Destinatários que não tenham dado Autorização Formal ou que tenham apresentado Opção de Recusa.
-
Enviar mensagens de natureza promocional, publicitária ou de marketing, a menos que:
- O envio seja feito dentro de janela de 24 horas a contar de contato iniciado pelo destinatário final;
- Sejam utilizados os templates aprovados pelo WhatsApp para notificações.
- Criar jogos ou programas interativos que envolvam habilidades, competição e/ou sorte.
- Relacionar-se, em qualquer nível, a atividades terroristas ou de crime organizado e trafegar mensagens cujo conteúdo tolere ou apoie grupos ou indivíduos ligados a tais atividades.
- Utilizar a WhatsApp Business Solution para cometer crimes ou facilitar/organizar atividades criminosas que causem lesões em pessoas ou animais, prejudiquem empresas ou causem danos a terceiros.
-
Trafegar mensagens cujo conteúdo esteja em desacordo com a legislação e regulação vigente aplicável, especialmente:
- Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor);
- Lei nº 12.965/14 (Marco Civil da Internet);
- Lei nº 13.709/18 (Lei Geral de Proteção de Dados).
06) Interrupção ou Suspensão do acesso da CONTRATANTE à WABA pela Meta:
A CONTRATANTE declara estar ciente de que a Meta poderá, a seu exclusivo critério, restringir e/ou remover o seu acesso à solução nos seguintes casos:
- Se a CONTRATANTE receber excesso de feedbacks negativos dos destinatários ou causar danos ao WhatsApp ou aos seus usuários individuais, inclusive aos seus Destinatários.
- Se a CONTRATANTE utilizar soluções oferecidas por terceiros, mesmo quando disponíveis ferramentas e produtos oficiais do WhatsApp.
-
Se a CONTRATANTE violar quaisquer das políticas ou diretrizes de utilização do WhatsApp ou incentivar terceiros a fazê-lo.
- Nestes casos, a CONTRATANTE poderá ser impedida de utilizar a solução novamente.
Em qualquer dos casos, a CONTRATADA se compromete a:
- Informar à CONTRATANTE, em até 48 (quarenta e oito) horas, mudanças de status na WABA de sua propriedade promovidas pela Meta.
- Buscar entender os motivos da penalidade aplicada pela Meta em caso de suspensão ou banimento de conta da CONTRATANTE.
- Restabelecer o status ativo regular, quando for o caso.
Considerando que as determinações de suspensão ou banimento, inclusive pela má utilização dos templates, são passadas exclusivamente pela Meta:
- A CONTRATADA não poderá, em nenhuma hipótese, ser responsabilizada por qualquer dano que tenha origem nestas determinações.
- Exceto na hipótese de a CONTRATADA ter, comprovadamente, dado causa, de forma exclusiva, à eventual penalidade.
07) Responsabilidades da CONTRATANTE
A CONTRATANTE responderá integralmente:
- Por todo e qualquer dano gerado em virtude do conteúdo das mensagens trafegadas;
- Por todo e qualquer dano que tenha origem na relação subjacente havida entre a Contratante e o Destinatário de suas mensagens;
- Por toda e qualquer punição pecuniária ao BSP ou à Meta e que tenha origem em ato ou fato de responsabilidade da Contratante ou de terceiros sob sua responsabilidade.